domingo, 7 de março de 2010

Ode ao escritor

Porque saiu um conto do Bukowski na Playboy gringa falando sobre escritores. E concordo com ele quando fala que é difícil escrever sobre "escever". E olha que ele é o Bukowski...

Outro dia, na sala de aula, o professor perguntou quem ali tinha nascido pra escrever. Eu levantei a mão pra perguntar outra coisa, mas acabou parecendo que eu levantei porque eu era o único ali que tinha nascido pra escrever. Mas foda-se! Eu tô numa faculdade de jornalismo e eu quero trabalhar em redação. É obvio que eu nasci pra escrever. Se eu tivesse nascido pra fazer pão, eu seria um padeiro. E se eu tivesse nascido pra roubar, eu seria o Edir Macedo. A questão não é se eu escrevo obras de arte ou lixo. A questão é se eu escrevo... e eu escrevo.

Quando o David Nasser estava desencantado e parou de escrever, a esposa dele disse algo como "e o que mais você sabe fazer? Volta a escrever, porra!". E o Bukowski disse que depois do alguns anos como escritor, a alma, a pessoa, a criatura fica inútil pra fazer qualquer outra coisa. Isso pode ser verdade... Reparem, eu não estou falando que eu sou um escritor, nem tô me comparando com esses caras que são foda. Não tem nada a ver com pretensão. Só tô dizendo que eu gosto de fazer o mesmo que eles. Só isso.

Um comentário: